De acordo uma pesquisa feita pela própria organização, com 24 anos de existência, a AMBEV detém mais de 60% do mercado brasileiro de cervejas, detendo 3% do PIB brasileiro. Com números extraordinários, nada melhor do que aprender com o sócio mais novo desta grande organização, Felipe Hatab, que trabalhou no marketing por dez anos, tirando lições valiosas para implementar em outros negócios.
O esforço e dedicação continuados geram mais resultados, porque por motivos óbvios, quem vive com preguiça não faz nada e acaba por não conseguir muito resultado ou destaque. Por ser mais demorado, poucos fazem o que precisa ser feito e não conseguem seguir para o que é o maior segredo da AMBEV, que é sim audaciosa, mas devido ao segundo passo consegue ter um risco baixo e mais assertivo.
Juntamente com a primeira lição, podemos acoplar a ela a segunda lição que é a de venda para base de clientes, onde foi citado que 92% do marketing é feito primeiro internamente, com os seus clientes e distribuidoras e só depois de já ter conversado com todos com esse conteúdo mais fundo de funil é que se abre anúncios online seja através de campanhas de marketing ou trafego pago. E pensando por esse lado, podemos analisar que esses 8%, mesmo tendo 250 milhões de reais por trás, não seria nada se não fosse a divulgação conservadora e manual de falar diretamente com cada cliente.
Muitas das vezes um produto é bom, mas não está bem posicionado, o que atrapalha nas vendas, pensando por esse lado é necessário criatividade para fazer o seu reposicionamento, entendendo o que os clientes querem. Que foi o caso da Bohemia, que era sem graça visualmente falando, mas que o Felipe juntamente da sua equipe contrataram o Gustavo Lima para divulgar a marca em seu show, mas devido a pandemia não teve como fazer e criou-se uma oportunidade de crescimento com números impressionantes com a live do Buteco do Gustavo Lima com o patrocínio dessa cervejaria que a AMBEV queria resgatar nesse mercado tão concorrido que culminou no fortalecimento de marca do cantor como imperador pelas suas 5 horas de live e trouxe uma visibilidade maior do que o esperado para a marca que ficou do lado do cantor em todo o tempo do show. Um planejamento estratégico inteligente que fez com que a Bohemia passasse de um faturamento de 400 milhões de reais para 3,1 bilhão no ano.
Portanto como terceira lição temos que independente do tanto que for possível gastar com marketing, deve-se pensar com criatividade com o máximo que se pode fazer com custo zero e só depois de descobrir as possibilidades é que é indicado investir valores monetários estrategicamente pensados para o seu negócio.
E o ultimo tópico, mas não menos importante é a importância de estar em contato direto com as pessoas e saber ouvir. Interagir com os diversos setores e entender como funciona a equipe e a sua cultura é necessária para entrar apenas em negócios que você acredita de fato e somente depois de ter tudo alinhado se é adequado ser um colaborador daquela organização sem ter uma frustração. Pensando neste ponto, podemos pensar para quem é o dono do seu próprio negócio só entrar em uma nova campanha se acreditar de fato nela. Se não for essencial de verdade, não vale a pena dar continuidade ao projeto. Tudo comunica, se não for verdadeiro, de nada vale.
O podcast em que foi retirado esses ensinamentos está no youtube, COMO SER ACIMA DA MÉDIA NA VIDA PROFISSIONAL - COM FELIPE HATAB | PAPO DE GESTÃO, https://www.youtube.com/watch?v=Tj5jBBA2g20